Neste tutorial iremos abordar algumas situações:
Caso o Cliente não realize o pagamento no banco, como deve se proceder.
1º. Renegociar e pagar diretamente à empresa.
2º. Renegociar e solicitar parcelamento do mesmo.
Iniciaremos esse tutorial, falando sobre as contas e históricos que é necessário ter cadastrado.
LEMBRANDO QUE: Esses históricos e contas são apenas uma sugestão, não devem ser seguido à risca, é altamente recomendado criar esses históricos e contas junto com sua contabilidade.
Primeiramente devemos cadastrar as contas que será necessário para manter o controle da baixa da Antecipação, serão as contas referentes à Antecipação de Títulos de cada Banco. Exemplo:
Nesse caso estão presentes 3 contas de Antecipação de Título, um para cada banco da Empresa, no caso Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul. Devemos cadastras as contas referentes à Despesas com as Antecipações dos Títulos e referente à Multa da Antecipação de Títulos caso o Cliente realize o cancelamento do mesmo.
Deve ser cadastro as contas que serão referentes às perdas da Antecipação de Títulos, que seriam as despesas com a Antecipação e Multa (caso a mesma seja cancelada).
Deve ser cadastro às contas referentes ao cancelamento / devolução da Venda/Contratação.
Caso tenha algum caso de Renegociação de Títulos, é necessário criar as contas à seguir:
É possível configurar as despesas dos títulos de duas formas:
b) Iremos realizar o cadastro do Histórico Receber, referente às Despesas com Antecipação de Títulos. Informaremos em Conta Principal onde será registrado essas despesas.
c) Iremos acessar então Utilitários > Configurações do Sistema > Finanças e informar o Histórico que criamos no item anterior referente as Despesas com Antecipação de títulos.
b. Criar o Histórico referente à criação dos novos lançamentos da Renegociação.
e. Repetiremos o processo, porém utilizando o lançamento referente ao Histórico da Segunda Opção (Opção B):
Informaremos o valor total repassado ao Banco, após isso iremos informar o valor Antecipado que será Lançado na Conta do Banco escolhida, nesse caso Banco do Brasil – Conta corrente, o que foi descontado do Banco e caso tenha algum outro desconto referente a essa antecipação, iremos informar também. Conforme imagem abaixo.
Caso o sistema seja configurado para a Primeira Opção (Opção A), informaremos no campo Despesas com Antecipação o valor descontado do banco para a Antecipação do Título, conforme imagem abaixo.
Caso o sistema seja a Segunda Opção (Opção B), iremos somente informar o valor total.
c. Na imagem abaixo está presente o Balancete que seria referente aos lançamentos que criamos.
Caso o cliente, não pague o título e deseja pagar diretamente à Empresa ou Renegociar a forma de pagamento, como deve-se proceder em relação aos lançamentos no sistema?
1.Devemos fazer o Estorno do Título que o Cliente deseja renegociar.
a.Iremos em Receber > Registro de Operações
b.Selecionaremos o Histórico – Estorno de contas a receber.
c.Selecionaremos o título referente e iremos dar o estorno dele normalmente.
2.Geraremos um lançamento contábil referente ao Estorno, que seria o Estorno do Título, para isso iremos em Contabilidade > Lançamentos.
a. Iremos Incluir um novo Lançamento, informando no Campo Histórico, o Histórico cadastrado de Estorno de Antecipação de Títulos – BB.
b. No campo Valor, iremos informar o Valor Exato debitado pelo Banco.
c. Será gerada algumas linhas em Contra Partida que serão referentes às contra partidas informadas no cadastro do Histórico, em nosso caso será somente a Antecipação de Títulos e a Multa da mesma.
Na antecipação de Títulos iremos informar o valor que foi antecipado pelo Banco quando solicitado a Antecipação e na Multa colocaremos o restante do valor que foi debitado no banco, conforme imagem à baixo.
b. Geraremos os lançamentos referentes à Renegociação, utilizaremos o histórico Cobrança Renegociada (criada anteriormente), no exemplo será demonstrado como gerar 4 Parcelas no valor de R$ 250,00 (Nesse lançamento estará presente os juros referente ao atrasado, multa, etc. Isso vai de acordo com cada empresa).
LEMBRANDO: As contas, históricos, porcentagens e lançamentos são fictícios, são apenas sugestões de como poderiam ser utilizados, configurados, etc. É altamente recomendado realizar a criação das contas / históricos juntos com o setor de contabilidade para melhor controle dos relatórios da empresa.