O Módulo NFS-e é uma solução complementar o qual permite o gerenciamento completo do ciclo de envio e retorno das NFS-e (Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas). Essa integração possibilita que o Módulo possa ler e interpretar os dados informados no sistema Logycware e processar o RPS (Recibo Provisório de Serviço), que é enviado para a prefeitura do município de prestação do serviço.
A Logycware a partir de 2017 devido a vários fatores e sabendo que a legislação das prefeituras inclusive indica o uso do processamento assíncrono, optou então por tratar todas neste quesito.
Exemplificando situações do porquê usar o método assíncrono? Devido a situações onde há grande volume de emissão ou que não necessitam efetivar em tempo real as notas, por exemplo escolas, academias ou empresas que realizam o fechamento mensal em um dia específico ao final do mês. Neste caso o cliente pode enviar as notas em lote, que irá armazená-las e retornar a confirmação de recebimento. Posteriormente, o sistema fará o envio das notas através de uma fila de processamento, desta forma o cliente deverá fazer a consulta as notas para verificar se ela já foi processada.
Outra situação é quando o identificado erro de conexão com o sistema da prefeitura (sem conexão, endereço inválido, time out de conexão), o próprio sistema irá adicionar o registro em uma fila de reprocessamento e fará novas tentativas de envio até que consiga enviar a nota. Um exemplo disso foi em Belo Horizonte, onde o sistema ficou sem conexão por manutenção entre os dias 09 e 10/11/2016. E mesmo assim os clientes continuaram enviando os RPS e todas as notas foram para a fila de reprocessamento. Nas primeiras horas do dia 11/11/2016 o sistema da prefeitura voltou a funcionar e todas as notas foram enviadas com sucesso, sem a necessidade do cliente reenviá-las.
Importante: Alguns municípios exigem que todas as notas sejam enviadas em sequência, não aceitando que um número de RPS seja enviado antes que o anterior esteja efetivado. Neste caso recomendamos que o cliente configure a empresa como forma de envio assíncrono no InvoiCy para que ele possa fazer o envio das notas normalmente, pois o sistema irá enviar as notas sequencialmente. Caso alguma nota seja rejeitada, o sistema irá pausar o envio das demais até que aquele registro seja corrigido, retomando automaticamente depois que ele for resolvido.
O espelho RPS: A impressão do Espelho RPS foi criado com base nos modelos de Espelho de RPS/NFS-e dos principais sistemas utilizados pelas prefeituras.
1.Faça o faturamento da sua Nota Fiscal de Serviço através Menu Vendas > Faturamento conforme é normalmente utilizado, cuidando para que no campo Tipo de Doc esteja selecionado "NFSe".
2.Selecione a NFSe que deseja imprimir ou então o intervalo de Notas que deseja Transmitir.
3.Prossiga então a sequência abaixo:
a) Assinar:Processo para validar o documento e assinar digitalmente através de certificado eletrônico;
b) Transmitir: Envia o arquivo XML assinado para processamento;
c) Consultar Consulta a situação da NFe junto a prefeitura, ou seja, em que situação a mesma se encontra, se já foi transmitida ou não;
e) Imprimir: Permite imprimir o Recibo Provisório de Serviço em qualquer impressora;
f ) Visualizar: Opcionalmente o usuário poderá visualizar o Recibo Provisório de Serviço, permitindo identificar possíveis dúvidas sobre o conteúdo da NFSe antes de sua transmissão;
4.Concluído o processo clique no botão Fechar.
A transformação é realizada em 2 momentos:
Os recibos provisórios de serviços devem ser substituídos pela nota fiscal de serviço eletrônica até o quinto dia subsequente à sua emissão — podendo variar de acordo com o município. Lembre-se, este prazo não poderá ser postergado.
Quando a conversão for efetuada fora do prazo, o prestador sofrerá as penalidades previstas pela legislação. Elas variam de acordo com cada município. Por isso, fique atento e informe-se.