Replicador

Vamos conferir a explicação de como é o funcionamento do LW Replicador e claro uma dicas de boa conduta, de forma a fazer o melhor uso desta ferramenta! O funcionamento do LW Replicador fica mais claro quando visualizado o esquema de replicação dos dados, para melhor entender como acontece a troca dos dados entre os pontos que possuem bancos de dados independentes:

Hoje a replicação é configurada da seguinte maneira: a máquina servidor da empresa fica como a máquina oficial por replicar os dados da sede da empresa (tudo que for lançado) e o notebook por replicar os dados lançados no próprio notebook. A replicação por padrão é configurada para execução automática em ciclos de 5 a 10 minutos de intervalo (isto significa que será executado de tempos em tempos o procedimento de importação/exportação dos dados, conforme gráfico acima). Lembrando que se houver a necessidade de execução de uma replicação imediata (sem aguardar o intervalo de X minutos, que também pode ser reconfigurado para um periodo menor), esta operação pode ser realizada acessando a interface do LW Replicador, clicando no botão "Executar".

Agora relacionamos três regras de boa conduta no uso da ferramenta LW Replicador:

Cadastros que possuem codificação manual pelo operador do sistema

Este tipo de cadastramento por regra é interessante ser centralizado na sede da empresa, para evitar repetição de códigos (pois uma vez que são determinados manualmente pelo operador do sistema podem gerar confusão caso a replicação esteja atrasada e ambos utilizem códigos iguais) evitando conflito nos dados (repetição de códigos). Esta conduta então é indicada para as seguintes áreas de cadastro do sistema:

  • Mídias > Locais: cadastro dos pontos, onde o código dos pontos é indicado manualmente.

  • Mídias > Mídias: cadastro dos tipos de mídias.

  • Cadastros > Contas: cadastro das contas do plano de contas financeiro.

  • Vendas > Faturamento: cadastro das faturas com indicação da numeração sequêncial das NFs.

Exclusão de cadastros vinculados

A partir deste instante com o uso da replicação de dados é importante dobrar a atenção com exclusão de dados, uma vez que as informações são replicadas, excluindo em um local o outro também vai receber essa exclusão realizada e se houver dados vinculados a este cadastro realizado podem ser perdidos históricos de vendas, etc. Por isso sempre é importante ficar atento a esta operação e utilizar ao máximo opções de Inativar/Ocultar cadastros ao invés de Excluir e em caso de dúvida podem procurar nosso auxílio técnico antes de realizar qualquer ação para um esclarecimento da melhor forma de o fazer.

Evitar ao máximo o atraso na replicação dos dados

Isso evita maiores transtornos e possibilita que a informação fique sempre atualizada em todos os locais, facilitando o acesso a elas.

Esse atraso na replicação de dados pode vir a ocorrer por "n" fatores, sendo os mais comuns: problemas na internet, problemas de permissão de acesso a internet e alguma falha provocada pelo servidor ou mesmo notebook onde o Replicador estiver instalado.

Observando bem essas regras colocadas acima, fique tranquilo que fará um ótimo uso da ferramenta, permitindo o acesso aos seus dados de qualquer local onde estiver com o sistema!