Entendendo o que é um Histórico e a Organização de Contas (Analíticas/Sintéticas)

Introdução

Este tutorial é o ponto de partida para a parte Financeira do sistema. Serão explicados como criar um Histórico e uma Conta. E ainda qual a funcionalidade destes dentro do sistema.

Entendendo o que é um Histórico

O histórico reproduz a história do fato contábil, permitindo conferir a utilização das contas. Todo fato contábil é composto por pelo menos um débito e um crédito de igual valor (representadas pelas contas analíticas).

Este deve ser breve, mas bastante claro. Como se fosse uma fórmula com as contas pré-determinadas, serve para agilizar o lançamento das contas a pagar, a receber e da contabilidade, bem como a baixa de contas pagas e o cadastro de agendamentos de lançamentos futuros.  

Acesse-os através do menu Contabilidade > Históricos.

Será exibida a imagem abaixo:

  Para cadastrar um novo Histórico, clique em Incluir na Barra de Ferramentas. Selecione um Sub-sistema, se vai ser usado em contas a Pagar, a Receber, ou na Contabilidade, e digite no campo Descrição, um nome para este Histórico. No bloco Conta principal, indique a conta de Origem dos recursos, ou seja, o crédito. Se desejar, defina um Centro de Custo para vincular á este Histórico. No bloco Contra partida, indique a conta onde será aplicado o recurso, o débito, ou seja, onde o lançamento vai ficar registrado.

Abaixo, na aba Opções defina o tipo de Operação que este Histórico fará (Registro, Baixa, Estorno, Movimento ou Compensação), se irá Gerar Lançamento e com qual Tipo de pessoas podemos trabalhar com este histórico.

Basta agora confirmar o cadastro e está pronto o Histórico.

Organização de Contas (Analíticas/Sintéticas)

No cadastro de Contas são mantidas todas as contas que utilizamos na parte financeira do sistema. As contas são organizadas em níveis, como é o padrão da contabilidade de qualquer empresa. Contas do nível 1 são nossos Bens e Direitos. As contas contidas no nível 2 são de Obrigação, ou seja, contas a pagar. Já as contas presentes no nível 3 são contas de Resultados e Registros de Despesas e Receitas.  

Acesse o menu através de Contabilidade > Contas.

Surge a seguinte tela:  

Para cadastrar uma nova conta, primeiro confira no Plano de Contas já cadastrado no sistema se esta conta já não existe. Caso não exista, verifique qual o nível onde deseja cadastrar esta conta e inclua as contas que deseja.   Exemplo: Para cadastrar uma conta Corrente do Bradesco, vamos proceder da seguinte forma: Clique em Incluir na Barra de Ferramentas e digite o número da conta, que deve ser uma sequência do que já existe. Selecione o tipo de conta Sintética ou Analítica e, após digite no campo Descrição, o nome da conta.  

No exemplo abaixo então, temos o cadastro de uma conta sintética (normalmente descrita em letras maiúsculas) e uma analítica para Conta Corrente do Bradesco.

  Conta Sintética: conta de organização/agrupamento de contas analíticas (soma). Exemplo: Ativo Circulante - Agrupamento das contas Caixa, Estoques, entre outras.

Conta Analítica: conta utilizada para históricos no sistema é uma conta derivada da conta sintética. Exemplo: Caixa.